quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cores no Dia-a-Dia: Laranja / Abóbora


A cor da PROSPERIDADE. Uma cor quente. Representada pela Lua Crescente. De elemento água. A cor das túnicas dos monges budistas. Correspondente ao chakra umbilical (o segundo) e ao paladar. O ponto de equilíbrio entre o Espírito e a Libido. Agrega a luminosidade e alegria do amarelo com excitação e vibração do vermelho. Nome e cor da principal, mais benéfica fruta e fonte de vitamina C para o nosso corpo. Assim apresentamos a cor laranja, ou para muitos, o cor de abóbora.

Revitalizadora de todo o organismo, ajuda principalmente a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade. 

Correspondente ao metal OURO na Cromoterapia e à polaridade Yang, trata-se de uma cor positiva, solar, diurna e simboliza o verão e possui forte influência nas segundas-feira.

A cor laranja representa a intelectualidade, pois atrai a atenção das pessoas e fixa melhor no intelecto tudo o que estiver sendo estudado paralelamente a cor. Por isso mesmo, as crianças preguiçosas devem ter suas bancadas forradas com laranja, uma vez que auxilia na fixação dos estudos.

Na Cromoterapia, quando uma pessoa nasce sob a influência da cor laranja (identificada pelos pêndulos cônico e cromático sobre a palma de suas mãos), pode-se afirmar que ela é estudiosa, inteligente e muito preocupada na luta por um bem maior na coletividade.

É uma cor jovial, antidepressiva, leve, e que transmite psicologicamente prazer, despreocupação, e faz superar inibições e repressões, abrindo a mente para novos objetivos. Está fortemente ligada à vitalidade, nos ajudando a lidar com todo o tipo de depressão).

Pode ser utilizada para agradecimentos à Deus, uma vez que representa o Sol. Incentiva a criatividade, as atividades artísticas e desportivas, sendo um excelente auxiliar para quem necessita receber luz, espiritualizar-se e aumentar seu poder mental. 

No ambiente doméstico e do trabalho traz equilíbrio; porém não é aconselhável em quartos, consultórios de psicologia, psiquiatria, psicanálise ou locais em que o público estejam em tratamentos sujeitos à tensão e desentendimentos, como por exemplo, setores de cobrança e ouvidorias. O laranja, portanto, pode ser bem utilizado em corredores de grande circulação, salões de festa e em uma parede única na sala de jantar ou restaurante.

Por ser uma cor não muito quente, ativa o apetite e faz com que as pessoas comam rápido e liberem espaço (observe a incidência do laranja (estimulador) nos fast-foods, combinados ao vermelho (ativador da adrenalina), que fazem com que a alimentação seja impulsiva e rápida).

Observe: quando você está em um ambiente em que se predomine a cor laranja, sente-se num fluxo de bondade, prosperidade, saúde, amor e satisfação de ter uma vida plena. A cor laranja é extremamente ligada, portanto, à maternidade e tolerância, e sugere sol, calor e profundidade.

Resumidamente, é a cor que nos traz força, coragem, determinação e ousadia. Estimula, inspira, nos impulsiona à prática. Permite desvendar o todo em situações obscuras. Nos lembra de que somos capazes de atuar e fazer, tirando a gente do estado de medo e covardia.

É a cor da prosperidade, pois se estivermos estimulados, corajosos e ousados, tudo flui com mais naturalidade. O laranja define sua relação com a prosperidade da seguinte forma: fornece a ousadia e o planejamento estratégico fundamental para ser bem sucedido, e o vigor para colocar a mão na massa. A cor laranja tem os atributos que levam a pessoa a ser próspera. Oferece a cada um condições para que deslanche e alcance o que deseja.

O laranja é a cor da alegria, da felicidade. É uma cor contagiante e que transborda irradiação e expansão. É acolhedora, mas cuidado para não carregar demais. É muito usada para dinamismos e pedir a aceleração, a semeadura. Indicada para pessoas que têm empresas e querem começar a colher os frutos, enfim, é fortemente ligada ao campo material.

É desaconselhável, portanto, para pessoas que necessitem de autoridade em algum segmento da sociedade, uma vez que traz bem estar físico seguido de relacionamento. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário