segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pajé, Xamã ou Feiticeiro?

 

Pajé

Guia espiritual dos indígenas, uma mistura de sacerdote, feiticeiro com médico. Como sacerdote o pajé cuida da educação espiritual de todos da tribo, promovendo rituais comunitários em adoração aos deuses. Ele também cuida dos sacrifícios nos cultos, assim como é consultor de assuntos importantes relacionados ao destino da tribo na coletividade ou do índio na individualidade. Em certos casos o pajé acumula também o cargo de Chefe da Tribo, não havendo, portanto cargo mais importante na sociedade indígena. Como médico, possui a função de diagnosticar a doença e promover a cura com o auxilio de ervas e rituais denominado "PAJELANÇA", que nada mais é do que um feitiço ou bruxaria feito por um pajé. Como feiticeiro, possui o conhecimento do oculto para fazer poções e venenos.





Xamã

Acredita-se que os Xamãs controlam todos os espíritos; bons ou ruins. Eles são os feiticeiros indígenas de certos povos do norte da Ásia, norte da América e dos esquimós. Sua religião é conhecida pelo nome de XAMANISMO. Xamanismo pode ser definido como um conjunto de práticas antigas que visam o autoconhecimento e a sintonia com os poderes da natureza, através da meditação e de conhecimentos ancestrais. O Xamã é uma pessoa de poder e dominância na sociedade, mas não é considerado como santo. Ele tem apenas o conhecimento a mais que os outros não tem, que conquistou pelos estudos e dedicação, e por isso merece o respeito. O Xamã através do conhecimento que possui entende a dinâmica da cura da terra e seu ciclo. As vestimentas ritualísticas dos feiticeiros Xamãs, são compostas de pele de animais.




Feiticeiro(a)

Aquele que se dedica a pratica de feitiçaria. Geralmente não segue nenhuma corrente filosófica. Seus feitiços estariam relacionados a encantos e seduções. Feitiço seria a transmutação de algo, uma mudança do natural através de palavras e gestos. Muitas Bruxas por praticarem Magia Branca, preferem serem chamadas de Feiticeiras. No entanto, o termo feiticeiro pode ser usado tanto para praticantes de Magia Branca como para praticante de Magia Negra. De forma ampla, uma bruxa é alguém cujo o espírito está aliado a poderosas forças espirituais, o que lhe confere a capacidade de dialogar diretamente com a esfera espiritual. Uma feiticeira, ou feiticeiro, por si só, é uma pessoa comum com um espírito comum, que estudou assuntos esotéricos, que adquiriu conhecimentos de magia e que os pratica através da execução de feitiços. Há também os magos que são pessoas de grande saber, e que se dedicam a profundos estudos sobre o esoterismo, com a finalidade de alcançar elevada sabedoria sobre as esferas celestes e espirituais e a forma como esse saber pode também afetar o nosso mundo físico.



Nenhum comentário :

Postar um comentário