A Páscoa acontece na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.
O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. É uma festa móvel, ou seja, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril (definidos pelo Carnaval), e é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Além de todo o lado religioso, um dos símbolos da Páscoa e festividade é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.
O ovo também é um símbolo, pois representa o começo da vida. Também por isso, a páscoa passou a ter uma parte mais "comercial", uma vez que, vários povos costumavam presentear os amigos com ovos de chocolate, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz.
No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível) ovo de chocolate. Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo, vindos a serem fabricados somente duzentos anos mais tarde pelos culinaristas franceses.
A energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação. O espírito da páscoa propõem, então, um período de celebração e união, demonstrado através da troca de chocolates, ovos de páscoa, cartões com mensagens, ou qualquer forma de afeto.
Feliz Páscoa ao Mundo!
- Antony Makallystter
Nenhum comentário :
Postar um comentário