terça-feira, 15 de abril de 2014

Filtro de Sonhos


Bastante utilizado nos dias atuais, este instrumento que virou "febre", chamado de "dreamcatcher" ou ainda "filtro de sonhos", tem como objetivo principal, filtrar as energias negativas e desarmoniosas existentes no chamado "Tempo dos Sonhos", "zelar" pelo bom sono de seu portador e ainda trazer visões. Diz-se que as energias indesejáveis ficam presas aos nós das teias encontradas nele, enquanto as harmoniosas passam livremente e são direcionadas aos nossos sonhos. Porém, é importante ressaltar que o filtro de sonhos não tem o objetivo de nos livrar de pesadelos, já que, muitos dos sonhos que consideramos "pesadelos", são na verdade, vivências no plano astral, tornando-se grandes experiências que devem ser levadas como aprendizados.

Entre contos e lendas dos nativos norte-americanos, conta-se que um velho índio, ao chegar no topo de uma montanha e  fazer uma "busca da visão" (ou Meditação), viu IKTOMI (deus da mitologia fortemente relacionado à aranha) e comunicou-se com ela com linguagens sagradas. A aranha, por sua vez, começou a tecer uma teia, em um aro de cipó, com crinas e oferendas recebidas. Conforme tecia, o espírito da aranha lhe explicou sobre os ciclos da vida, desde o nascimento até a morte, e das boas e más energias que atuam sobre nós, os seres-humanos em cada uma destas fases. Ela dizia "ao trabalhar com forças boas você será guiado na direção correta e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá em direção contrária, sendo acometido por dores e infortúnios". No final, a aranha devolvendo-lhe o arco, disse: "No centro está uma teia que representa os ciclos da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de todos os seus sonhos, ideias e visões. Eles vêm de um lugar chamado "Espírito do Mundo" e este se ocupa do ar da noite, com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue neutralizar sonhos, quando eles ainda estão "no ar". Os bons sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas abaixo, até encontrar seu portador quando este está dormindo. Os ruins ficam presos no círculo - nas "grades" - até o nascer do Sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia."

Aos primeiros 21 dias, após se adquirir um "filtro de sonhos", este denomina papel importante na vida de seu portador, uma vez que se torna responsável por filtrar os bloqueios que impedem a realização de seus desejos. Passado este tempo, funciona como uma mandala (forte instrumento) de proteção. Geralmente, são colocados onde a luz bata pela manhã (em frente à janelas, principalmente), mas você pode utilizá-lo no quarto, escritório, ou mesmo em berços ou carrinhos de bebê (os nativos afirmam que os bebês, ao verem as penas balançando com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar).

Na confecção, os fios da teia (que são ligados ao círculo), podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias), 8 pontos (8 pernas de aranha = 8 direções sagradas), 13 pontos (13 Luas) e variam de acordo com cada tradição ou intenção. As penas são colocadas no centro, simbolizando a respiração e o elemento ar (portador de energias e vibrações), sendo em alguns, também colocado um cristal ou pedra. O centro da teia simboliza o Grande Mistério, o Criador, e a Força que abrange o Universo inteiro. Sendo relacionado ao Sol, ao Céu e à Eternidade ou a qualquer espaço infinito, sem começo, meio ou fim, o círculo, roda ou aro, por sua vez, representa os cilos da vida, a totalidade, o círculo do poder. Este serve como um "espelho", onde podemos ver o reflexo do Universo e do "Grande Tudo", trabalhando com o entendimento dos mistérios da vida, dos cosmos e das leis naturais da existência.

No xamanismo, a aranha é o animal evocado para a compreensão abrangente das "teias da vida" e ainda, para evocar a criatividade e imaginação. Ela inspira a visão e poder de transformar nossos sonhos em realidade, a obtenção de coragem e independência, e a determinação e vontade pra rompermos com as armadilhas que criamos, tanto no emocional quanto espiritual. Para sonharmos mais, rompemos com a "teia da ilusão" e construímos novos sonhos, tecendo assim, nossa própria vida baseada neles.

Quando a teia se rompe, deve-se jogá-lo em água corrente ou ainda queimá-lo, desfazendo assim, qualquer energia negativa que tenha sido acumulada. 


Bons sonhos e até a próxima!
- Antony Makallystter



Nenhum comentário :

Postar um comentário