quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sobre Cores no Dia-a-Dia

O Azul



A cor do céu, da água, do planeta Terra e até do infinito, exerce, além destes, outros significados. Considerada a cor da harmonia, tranquilidade e serenidade; o azul, pode estar associado ainda à frieza, monotonia e depressão.

Azul é a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É utilizada na decoração dos mais variados espaços, desde escolas até clínicas de reabilitação e hospitais. O azul favorece o exercício intelectual, tranquiliza, diminui a circulação sanguínea, a temperatura corporal e ainda, a pressão arterial; já que é uma cor fria (considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta).


É a cor ideal para escritórios, ambientes formais e mesmo para quartos de crianças e adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. A cor também estimula a criatividade, sendo a preferida em grande parte do povo oriental. Porém, quando utilizada em excesso, a cor azul pode trazer sonolência, indicando-se então, seu uso combinado com outras cores.

Na Umbanda, refere-se a Ogum e Iemanjá, podendo variar em algumas regiões. Representa, também, em sua tonalidade mais clara, Santa Sarah de Kali, a padroeira dos ciganos; e na tonalidade mais escura, Nossa Senhora de Aparecida. Entre os signos do Zodíaco, o azul se associa à Aquário, Libra, Sagitário e Peixes. Nos Chakras, atua no Quinto Chakra ou Chakra Laríngeo, sendo indicado para problemas de tireóide, garganta e respiratórios; porém, contra-indicado em períodos de resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga. Responde pela verbalização, ou seja, expressão da verdade interior do indivíduo.

Funciona, na Cromoterapia, como analgésico, indicado para infecções acompanhadas de febre, atuando fortemente relacionado ao sistema nervoso central e no sistema muscular. Traz ainda harmonia, paz, é relaxante e combate o egoísmo. Utilize-o em peças de roupas quando se sentir tensionado, sob forte estresse ou ainda, precisando de clareza mental. Já, em pedras preciosas, pode ser encontrado (em tonalidades variadas), principalmente, na Azurita, na Lápis-Lázuli, Ágata (blue lace), Turmalina, Crisocola, entre muitas outras.


Use Azul !





Nenhum comentário :

Postar um comentário