quarta-feira, 16 de abril de 2014

Sobre Cores no Dia-a-Dia

O Vermelho 

Vermelho: a cor do fogo e dos sacrifícios, era também símbolo de amor ao Criador. Depois, degeneraram em montes de animais, e até de pessoas, com o fim de apaziguar a cólera do Criador e outros deuses. O fogo dos altares representavam as primícias das colheitas e dos animais, emblemas de nossos pensamentos e nossos afetos. O fogo dos sacrifícios simbolizava  o fogo celeste, que deveria acender os corações. Na Espiritualidade, o vermelho representa a superação da "covardia", e está fortemente ligado ao poder da  "vontade", representando também o oculto e, ao contrário do que supõem, em ritos malignos predomina-se a cor preta (e não o vermelho). 

Na  China , o vermelho é uma cor consagrada à religião. As crianças, desde pequenos, usam a cor vermelha como simbolo de fé. No Egito, o vermelho era consagrado aos gênios bons; já na Grécia, os sacerdotes de Eleusis usavam vestes púrpuras. No catolicismo os cardeais usam um barrete com esta cor e, na antiguidade, a cor encontrada na pedra rubi era o emblema do amor e da felicidade. Também significa a cor do amor, e por ser agregado ao fogo, simboliza os dragões. Na Heráldica,  o vermelho é agregado à evocação das  virtudes espirituais.  

Sempre em nome da lei de oposição, esta cor simboliza a coragem, mas também a cólera à paixão, a violência, o assassinato e as carnificinas. E, por outro lado, o vermelho é ainda a cor do sangue e dos emblemas dos combates das Revoluções, principalmente as que eclodiram de forma violenta e são lembradas por bandeiras rubras. Os espartanos, por sua vez, costumavam enterrar seus mortos envoltos em mortalhas vermelhas. Esta cor é ainda dedicada ao deus Marte, o senhor de todas as guerras e à Diógenes, que disse que tal cor simbolizava a virtude.

O vermelho, por suas propriedades reconstrutivas das partes materiais ( do corpo ), e por suas qualidades energéticas, excita a produção de sentimentos de ordem material, sensuais e violentos, provoca entusiamo e suscita a coragem, ainda que de modo brutal. O vermelho é ainda eficaz, principalmente, no tratamento da paralisia,uma vez que é responsável por controlar o chakra básico, liberando adrenalina, aumentando a temperatura do corpo e revigorando a circulação.

Quanto às pedras preciosas que consideramos - e com razão - talismãs possuidores de virtudes especiais, e cujo efeito é "controlar", podemos dizer que as vermelhas (como o "Rubi") engendram sentimentos.

Os aromas e perfumes que estão de acordo com o vermelho, são emanados de plantas que crescem, geralmente, em terrenos úmidos e cálidos.

No quesito "saúde", para se ter mais apetite e facilitar a digestão, pode-se cobrir a mesa com uma toalha vermelha. Os raios vermelhos ativam a circulação sanguínea, facilitam a cicatrização de feridas, e ainda coagulam a albumina de nossa carne e o soro de nosso sangue. Já a prática de exercícios físicos e respiratórios, se possível, devem ser feitos por volta do meio dia, onde predomina o amarelo na atmosfera; ou ao pôr do Sol, quando o vermelho tem total predominância no Universo.

Quando se sentir desanimado, sob cansaço ou precisando de energia, use roupas desta cor para eliminar a depressão. Vista-o quando necessitar coragem, força e vontade, ou mesmo quando quiser "atrair" alguém. Sendo portador de grande estímulos, principalmente os sexuais, utilize-o também em casos de impotência sexual e insuficiência cardíaca; entretanto, cuidado com o uso excessivo. O vermelho, quando em demasia, causa irritabilidade, insônia e desejos muito fortes, não sendo indicado, também, em uso excessivo, aos que sofrem de pressão alta.






Nenhum comentário :

Postar um comentário