quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quaresma


A Quaresma é, em poucas palavras, um espaço de tempo adotado, principalmente, pela igreja católica e anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. O período se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e também simboliza o fim do Carnaval, que por sua vez, sempre é realizado aos 7 domingos antecedentes ao Domingo de Páscoa; e termina na Quinta-Feira Santa (a que antecede o Domingo de Páscoa).

Alguns acreditam que, na verdade, a quaresma dura 40 dias (período que vai desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de páscoa) e isto porque os domingos não são contados (por já serem dedicados à adoração); para outros, o número vai para 47. O número 40, entretanto, exerce forte simbolismo e significa para muitos "provação". Segundo consta, entre outros tantos significados, o número 40 aparece diversas vezes na bíblia sagrada, representando o período de tempo em que Jesus ficou no deserto e sofreu algumas tentações e, também, os 40 dias de dilúvio e os 40 anos de peregrinação dos judeus pelo deserto quando fugiam do Egito.

Para seguir a quaresma, conforme determina a tradição, são necessários 40 dias dedicados à abstinências, caridades e orações. No caso da abstinência, a regra se baseia em deixar de se fazer algo que goste muito, como por exemplo, comer ou beber algo. Feito isto, destinamos o dinheiro que não foi gasto - fazendo aquilo que gostamos - para algumas caridades. Esta tradição segue-se por 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem se alimentar no deserto, sofrendo diversas tentações.

No Brasil, a Quaresma é realizada trazendo consigo a "Campanha da Fraternidade", que é a maior campanha de solidariedade no mundo cristão e, todos os anos, um determinado tema é escolhido. Confira as datas principais do período:

- Quarta-Feira de Cinzas: 
  marca o início da Quaresma e o Final do Carnaval, marca a mortalidade, reflexão e o dever da conversão;

- Domingo de Ramos: 
  é aquele que marca o início de 7 dias antecedentes à Páscoa (também chamados de Semana-Santa), marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém ;

- Quinta-Feira Santa: 
  marca o final da Quaresma, já na semana da Páscoa, e marca o dia em que Jesus celebrou a Páscoa Judaica com seus discípulos (também chamada de Última Ceia) ;

- Sexta-Feira Santa: 
  também chamada de Sexta-Feira da Paixão, marca a data em que Jesus foi crucificado;

- Sábado Santo: 
  também chamado de Sábado de Aleluia, marca a morte de Judas Iscariotes e também o início da Páscoa;

- Domingo de Páscoa: 
  data em que é celebrada a Páscoa e marca a Ressurreição de Cristo.




Nenhum comentário :

Postar um comentário