terça-feira, 1 de abril de 2014

Infinito

Você sabe o que significa e de onde surgiu o símbolo do infinito? Pois bem, um dos símbolos mais utilizados atualmente na forma de tatuagem, não representa apenas a matemática e nem se limita apenas para uso numérico. Fortemente ligado também ao misticismo, o "oito deitado" ( ∞ ) carrega uma descendência Matemática trazida por John Wallis, em 1655, e traz consigo um amplo significado. 

O símbolo também chamado de "Lemniscata" ou "Duplo Infinito" - o qual se resume a um traço contínuo ou forma sem começo meio ou fim - é comparado a Ouroboros (oura, "cauda" e boros, "devora" - "aquele que devora sua própria cauda"), ou seja, um animal (mais exato, uma serpente) da mitologia grega que aparece devorando sua própria cauda, impossibilitando assim, identificarmos seu início ou fim.

Para os celtas e astecas, a imagem de um dragão ou serpente mordendo o próprio rabo, devorando-se, passava a ideia de unir o consciente ao inconsciente; também podendo ser representada em antigos desenhos e no caduceu (cetro) de "Hermes" (o deus grego da comunicação, que levava as mensagens dos mortais aos deuses). O gnosticismo adotou o símbolo como autodestruição ou ainda um ciclo eterno de renovação, pelo fato de alimentar-se da sua própria cauda para sobreviver. Pode ainda assemelhar-se ao "ying-yang", uma vez que une os opostos e, neste contexto, luz e escuridão. Ainda, para os cristãos, o símbolo assume a representação de Jesus Cristo, simbolizando seu eterno amor. E para outros fins, representa ainda, a amizade, o amor ou qualquer outro sentimento que se espera ser eterno.

Adotado também por linhas espirituais, o símbolo representa para grande parte, a "evolução" quando observada de dois lados: o físico e o espiritual. Um dos anéis do lemniscata representa a jornada do nascimento à morte, o outro, a jornada da morte ao nascimento. O ponto central (onde se cruzam), é considerado o portal entre os dois mundos. 

Já na maioria dos Tarôs, aparece em duas cartas: flutuando acima da cabeça do Mago (carta 1) e no personagem que força a abertura da boca do Leão (carta 11), a Força e, quando não aparecem nesta forma, aparecem ainda assim nos chapéus que usam, já que suas abas formam o lemniscata. Sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô, lê-se que a lemniscata simboliza o ritmo, a respiração e a circulação e é então o símbolo do ritmo eterno, ou da eternidade do ritmo, e sinaliza, no Tarô, o conhecimento desse segredo.

No misticismo o lemniscata significa a ausência de princípio e fim, num instante de plenitude. Também faz referência à chegade de um destino, onde tudo recomeça, representando então o equilíbrio enérgico e rítmico entre dois polos ou mundos diferentes, a eternidade e o potencial divino. 

Alguns acreditam que traçar a lemniscata no ar com varetas de incenso é indicado para harmonizar a energia de pessoas e ambientes ao acendê-las.



Gostou desta matéria? 
Próxima semana tem mais Símbolos, continue nos acompanhando e Fiquem na Luz Sempre!

- Antony Makallystter -



Nenhum comentário :

Postar um comentário